domingo, 11 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS

O 1º dia da Criança foi em 1950. Tudo começou depois da 2ª Guerra Mundial em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e China tinham péssimas condições de vida.

As crianças desses países não eram devidamente alimentadas e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Muitas crianças nem tinham pais!
Como não tinham dinheiro muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar.
Em 1946, um grupo de países da O.N.U. começou a tentar resolver este problema. Foi assim que nasceu a U.N.I.C.E.F. (organização que se dedica à defesa dos direitos da criança).
Mesmo assim era difícil a luta em que se empenhavam... Nem todos os países do Mundo estavam interessados nos direitos da criança!
Foi então que em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nacões Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o Mundo. Este dia foi logo comemorado no 1º de Junho desse ano.

Com a criação deste dia, os estados membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente de raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
* afecto, compreênsão e amor
* alimentação adequada
*cuidados médicos
* educação gratuita
* protecção contra todas as formas de exploração
* crescer num clima de PAZ e FRATERNIDADE UNIVERSAIS.

A 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da O.N.U. aprovaram a DECLARAÇÃO UNIVERSAL dos DIREITOS DA CRIANÇA.

Quando esta declaração fez 30 anos, em 1989, a O.N.U. aprovou a " Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um conjunto de leis que dizem respeito à forma como os governos devem trabalhar para que as crianças gozem os seus direitos. Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou uma LEI INTERNACIONAL
hoje comemorado no DIA 12 DE OUTUBRO

http://thereason.blogs.sapo.pt/32838.html

Um comentário:

  1. Olá Heleny ,obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas ,muito bonito seu blog ,eu não conhecia ,foi uma grata surpresa,voltarei sempre .Abraços!!!

    ResponderExcluir

Linhas com Carinho agradece seu comentário. Volte sempre =)